O uso de um ponto de inspiração oferece vantagem automática, superando a desvantagem?

21

Eu encontrei isso na minha campanha atual, na qual sou o mestre. Meus jogadores estavam lutando contra um meio-orc e um deles decidiu usar seu ponto de inspiração para ganhar vantagem em uma jogada de ataque. Na época, ele foi envenenado, então eu assumi que a vantagem e a desvantagem iriam se anular. Ele me disse que o Inspiration dava vantagem automática a qualquer jogada, desconsiderando qualquer desvantagem. Não sei qual é o correto, RAW ou RAI.

Alguém por favor pode me ajudar a esclarecer isso? Obrigado !!

    
por OLV 20.06.2017 / 15:26
fonte

2 respostas

25

Inspiração lhe dá vantagem (PHB, 125):

If you have inspiration, you can expend it when you make an attack roll, saving throw, or ability check. Spending your inspiration gives you advantage on that roll.

Mas, como você sabe, se você tem vantagem e desvantagem, você conta como não tendo nenhum (PHB, 173):

If circumstances cause a roll to have both advantage and disadvantage, you are considered to have neither of them, and you roll one d20. This is true even if multiple circumstances impose disadvantage and only one grants advantage or vice versa. In such a situation, you have neither advantage nor disadvantage.

Não há exceção especial para vantagem que vem da inspiração. Ele usa o mesmo texto de muitos outros recursos que concedem vantagem, sem fornecer regras extras.

    
por 20.06.2017 / 15:32
fonte
27

If you have inspiration, you can expend it when you make an attack roll, saving throw, or ability check. Spending your inspiration gives you advantage on that roll. (PHB 125)

If circumstances cause a roll to have both advantage and disadvantage, you are considered to have neither of them, and you roll one d20. (PHB 173)

A vantagem obtida a partir da inspiração não é diferente da vantagem obtida de outra fonte. Se você originalmente teve desvantagem, você vai rolar uma simples verificação.

    
por 20.06.2017 / 15:32
fonte