Imunidade a um dos vários tipos de ataque

12

Como a imunidade funciona quando o alvo é imune a um dos vários tipos de ataque?

Por exemplo, eu ataco um Golem de Barro com minhas lâminas psi. Golem é imune a dano psíquico, então eu não danifico. E se eu usar Arma Psiônica nas minhas lâminas antes de um ataque? Agora o dano é tanto psíquico quanto mágico. Clay Golem é imune ao psíquico, mas não ao mágico. Como eu determinaria o dano que isso causa?

    
por Bober 26.11.2017 / 16:13
fonte

2 respostas

12

Claramente imune.

"Mágico" não é um tipo de dano, conforme definido no PHB p196. Há errata na primeira seção da errata MM que pode ajudar a responder isso para você. A reformulação de todas as imunidades e resistências ao seguinte:

Damage Resistances/Immunities. Throughout the book, instances of “nonmagical weapons” in Damage Resistances/Immunities entries have been replaced with “nonmagical attacks.”

Crawford também foi ouvido nos podcasts, indicando que você pode pensar nele como um dano de fontes não-mágicas. Mas o tipo nunca muda, uma flecha mágica ainda está causando dano penetrante, ainda que de uma fonte mágica.

Então o tipo de dano é psíquico, mas é tratado como uma fonte mágica, que neste caso realmente não ajuda. O Golem de Barro é imune a dano psíquico, não importa a fonte.

Exemplo: o Pudim Preto é imune a

acid, cold, lightning and slashing

Nenhuma advertência é dada para saber se o dano de corte é de uma fonte mágica, portanto, não importa, é imune ao corte de todas as fontes. Se, no entanto, você usasse uma espada flamejante, o pudim levaria dano de fogo como indicado.

    
por 26.11.2017 / 22:49
fonte
10

Não está claro, porque o texto no material de teste que você está usando está errado, e não está claro o que os autores podem ter pretendido.

As edições anteriores tinham regras claras para os tipos de dano misto, mas o 5E não tem - e ao contrário das edições anteriores, não há nada nas regras oficiais publicadas que tenham vários tipos de dano. p>

Não consigo encontrar imediatamente uma referência de intenção do designer, mas isso parece estar de acordo com a tendência geral de simplificar e simplificar alguns dos subsistemas de regras mais complicados nas edições anteriores. Em 5E, nos exemplos que posso encontrar, os efeitos substituem o dano inteiramente por outro tipo ou adicionam dados adicionais que são danos do novo tipo.

No exemplo que você dá, suponho que você esteja falando sobre o Místico de Arcanos desenterrados - a Arma Psiônica " Immortal Discipline " dá Psychic Focus , que diz:

Whenever you focus on this discipline, choose one weapon you're holding or your unarmed strike.

When you attack with it while focused on this discipline, its damage is psychic and magical, rather than its normal damage type.

Como não há regras para dois tipos de dano, não está claro o que fazer. Presumivelmente, a intenção é que o dano funcione contra criaturas que requerem armas mágicas ou psíquicas para acertar - mas nós realmente não sabemos.

A outra coisa aqui é que "mágica" não é normalmente um tipo de dano - é um termo definido com um short list - psychic está na lista, mas na maioria dos casos em que o efeito é pura magia, o tipo de dano é force :

Force is pure magical energy focused into a damaging form. Most effects that deal force damage are spells, including magic missile and spiritual weapon.

Como um Mestre, com base no meu palpite quanto à intenção e no mágico não sendo um tipo de dano, eu mudaria o texto para ser:

... its damage is psychic, rather than its normal damage type, and these attacks count as magical for the purpose of overcoming resistance and immunity to nonmagical attacks and damage.

Com essa decisão, o golem estaria imune, e nós evitamos a questão dos tipos de danos misturados inteiramente.

Outra opção seria:

... its damage counts as both psychic and force, rather than its normal damage type, and any creature with immunity to just one of these damage types takes half damage.

, que adiciona uma explicação clara do que acontece com os tipos misturados. Qual você (ou, o que o seu Mestre escolhe, realmente) depende de quão diferente você quer que seu psionismo seja das regras normais. Vale a pena notar que são outras habilidades na classe de testes místicos que causam dano.

* É difícil provar um negativo, mas não tenho conhecimento de nenhum. Se alguém tiver contra-exemplos, estou aberto à correção.

    
por 26.11.2017 / 17:05
fonte