O que acontece quando meu warlock Celestial aasimar tem características de classe e raciais sobrepostas?

11

Se você é um bruxo Aasimar que é o patrono sobrenatural é o Celestial, você saberá que a light pode viajar de raça e classe. Além disso, quando chegar ao 6º nível do warlock, você terá resistência a danos radiantes de raça e classe.

Existe alguma decisão sobre o que acontece quando você tem recursos de classe e corrida sobrepostos?

    
por Hollowed One 03.01.2019 / 22:36
fonte

2 respostas

16

Para o seu exemplo específico, você simplesmente ganha o Light cantrip, não há interação como resultado da sobreposição. Você não ganharia uma recompensa adicional à sua escolha ou qualquer outro efeito.

Para outras interações de recursos, depende se o recurso em questão realmente diz algo sobre sua interação com outros recursos. Por exemplo, Gloom Stalker Rangers (encontrado no Guia de Xanathar para Tudo ) tem um recurso chamado Visão Umbral , que concede o Darkvision recurso, mas também tem um efeito adicional:

At 3rd level, you gain darkvision out to a range of 60 feet. If you already have darkvision from your race, its range increases by 30 feet.

Esta é uma exceção notável à regra que eu especifiquei acima: para este recurso, já ter Darkvision significa que este recurso o melhora, em vez de simplesmente se sobrepor a ele.

Por outro lado, no entanto, o Shadow Sorcerer (também encontrado no Guia de Tudo em Xanathar ) só diz isso sobre a concessão do Darkvision:

Starting at 1st level, you have darkvision with a range of 120 feet.

Isso não tem nenhuma menção de Darkvision de qualquer outra fonte, então para você, você só ganharia o Darkvision em até 120 pés, independentemente de sua Corrida (ou um efeito mágico) conceder Darkvision.

Note que, em geral, o recurso de duração mais longa / mais strong geralmente ganha, então se sua corrida estivesse dando apenas 60 'de Darkvision, isso aumentaria o alcance para 120', tornando-o não totalmente redundante.

Além disso, alguns recursos podem se sobrepor, mesmo que façam a mesma coisa. Considere Relentless Endurance , um recurso racial Half-Orc, e Undying Sentinel , um recurso Ancients Paladin:

Relentless Endurance. When you are reduced to 0 hit points but not killed outright, you can drop to 1 hit point instead. You can't use this feature again until you finish a long rest.

Undying Sentinel

Starting at 15th level, when you are reduced to 0 hit points and are not killed outright, you can choose to drop to 1 hit point instead. Once you use this ability, you can't use it again until you finish a long rest.

Esses dois recursos podem ser usados separadamente, o que significa que um personagem com esses dois recursos pode cair para 1 ponto de vida duas vezes por repouso.

Isso também se aplica aos recursos raciais / de classe que permitem a conjuração de uma vez por repouso: logicamente, se um recurso racial e de classe permitir que você conjure uma mágica uma vez por descanso, você ganha dois usos por descanso .

O seu problema é que, como um Cantrip, Light é uma ortografia de qualquer forma, o que significa que não há benefício em obter a capacidade de lançá-lo a partir de uma fonte diferente. A única exceção digna de nota é se algum tipo de efeito associado à magia Luz depender do seu modificador de conjuração, e que eu saiba, não há tais efeitos. Se tal efeito ocorrer , e você ganhar a magia Light através de um Cleric ou Wizard, especificando qual recurso você está usando (o Recurso Racial como um Aasimar, ou a cantrip aprendida como parte de suas características de classe) será importante.

Quanto à sua resistência ao dano radiante, o PHB é bastante claro sobre a Resistência não acumulando de várias fontes:

Damage Resistance and Vulnerability

Some creatures and objects are exceedingly difficult or unusually easy to hurt with certain types of damage.

If a creature or an object has resistance to a damage type, damage of that type is halved against it. If a creature or an object has vulnerability to a damage type, damage of that type is doubled against it.

[...]

Multiple instances of resistance or vulnerability that affect the same damage type count as only one instance. For example, if a creature has resistance to fire damage as well as resistance to all nonmagical damage, the damage of a nonmagical fire is reduced by half against the creature, not reduced by three-quarters.

Em suma, a sua escolha em ser um Feiticeiro Celestial Aasimar é altamente qualificada e adequada para o personagem de uma perspectiva RP.

No entanto, não oferece muitas sinergias táticas.

    
por 03.01.2019 / 22:54
fonte
5

RAW, você desperdiça recursos, mas fala com seu DM.

@Xirema escreveu uma excelente resposta explicando a situação com algum detalhe. Como eles dizem, ser um Bruxo Celestial Aasimar é altamente tematicamente apropriado, mas taticamente deficiente. Por outro lado, isso é exatamente o tipo de situação que muitas vezes leva a DMs simpáticos. Se você quiser essa combinação em particular, converse com seu DM para ver se consegue um houserule a seu favor.

Se fosse o meu jogo, por exemplo, eu deixaria você pegar outra cantrip (que eu provavelmente escolheria para os temáticos) ao invés do seu segundo feitiço de luz, e possivelmente dar a você um diferente e apropriado tematicamente resistir ao invés de duplo - empilhando isso.

Os houserules são houserules e "certifique-se de que builds de personagens super-temáticos são também taticamente viáveis" é uma das melhores razões para aplicá-los.

    
por 03.01.2019 / 23:43
fonte