Você pode reagir ao seu próprio feitiço?

29

Durante meu último jogo, um jogador tentou fazer com que seu personagem fizesse uma fuga milagrosa, apenas para acabar se espalhando. Vou fornecer alguns detalhes, mas a essência da minha pergunta é se a minha decisão sobre a economia de ação estava incorreta.

O PC, um feiticeiro de nível 9 com o recurso metamágico Quicken Spell, começou sua vez acorrentado no fundo de um barco a remo. Seu grupo estava na água tentando resgatá-lo de seus captores, mas ele não sabia disso e do conhecimento de que o grande tubarão branco que acabara de dar uma mordida no barco estava tecnicamente do lado dele. Seu plano era o seguinte:

  1. Transmita porta de dimensão, transportando-se instantaneamente a 150 metros de altura.
  2. Elenco pena cair e flutuar para baixo.
  3. Espere o resto da luta com segurança em cima.

Agora, esse jogador em particular acredita em um relacionamento antagônico entre jogador e mestre (ele é o tipo de sujeito que acredita que quando você vence, você derrotou o mestre e quando ele é mestre, é seu trabalho matar os jogadores de forma justa que possível). Como tal, ele se recusou a me contar a próxima parte de seu plano até que ele descobrisse se a parte atual havia funcionado, então eu não teria tempo para arruiná-lo. O que significava que o seu plano funcionava da seguinte forma:

  1. O personagem dele lança com sucesso porta de dimensão , reaparecendo 500 pés acima do barco. Eu pergunto se ele tem certeza, e ele insiste.
  2. Sua tentativa de lançar queda de penas falha, e ele cai 500 pés. Eu me preparo para rolar dano, pensando que ele vai acertar a água. O jogador resmunga.
  3. Um dos outros jogadores me lembra que o barco está sendo mantido no lugar pelo tubarão. Tanto o jogador antagônico quanto eu percebemos imediatamente que seu personagem vai bater no barco, não na água.
  4. Gritos seguem. Eu finalmente esquematizo o raciocínio abaixo e, em seguida, rolo dano. Seu personagem causa 76 pontos de dano a si mesmo, o barco e os NPCs que o mantinham refém. Isso é o suficiente para matar seu personagem instantaneamente devido a danos massivos.

Como esse raciocínio matou um PC, eu gostaria de ter certeza de que tenho uma interpretação válida das regras, ou seja, se você pode lançar um feitiço e reagir lançando um feitiço no mesmo turno. Eu forneci como suporte que você não pode o seguinte bit do Handbook do Jogador , que especificamente faz referência a magias como ações de bônus:

You can’t cast another spell during the same turn, except for a cantrip with a casting time of 1 action.

Eu raciocinei que, se você não pode conjurar outra mágica depois de conjurar uma mágica como uma ação de bônus, isso significa mesmo como uma reação. Eu também especifiquei que era específica para a sua vez, como ele menciona, e que se ele tivesse caído no turno de outra pessoa, seria bem possível usar queda de penas. Para acertar esse ponto em casa, eu o compara a tentar conjurar míssil mágico acertar a si mesmo e, em seguida, reagir a si mesmo, lançando escudo , o que eu também proibiria. Isto está certo? Você pode conjurar um feitiço com uma ação ou ação bônus e então conjurar uma mágica como reação, tudo no seu turno? Ou esse PC em particular legitimamente se superou?

Para o registro:

  • Nos meus jogos, os jogadores se revezam em sequência ao longo de 6 segundos. Eu entendo a lógica dos turnos simultâneos, mas a menos que todos concordassem de antemão quais eram suas ações e a rodada fosse resolvida de uma só vez, não funcionaria na minha mesa ... e como você pode ver, alguns jogadores não até mesmo quiser discutir todos os seus turnos de uma só vez.

  • Nos meus jogos, a queda ocorre no turno do jogador, a menos que eles sejam forçados a cair pela ação de outra pessoa, como movimento. Não está preocupado com isso, mas como o jogador concorda que isso funciona (e se aproveitou da regra antes).

  • Por uma coincidência, cair em meus jogos ocorre a uma taxa de 500 pés por rodada. Desde que a queda ocorreu em seu turno, ele subiu e desceu todos durante o mesmo turno.

por TheVagrantDog 16.05.2018 / 23:11
fonte

4 respostas

63

Normalmente, você pode receber reações em seu próprio turno, o que inclui reagir às coisas que você está fazendo consigo mesmo.

Note entretanto que Featherfall não está reagindo a um feitiço que você conjurou; Está reagindo a você caindo. Não deve fazer diferença se você pisa de um penhasco ou lança um feitiço; Um de seus usos projetados é evitar respingos quando você se encontra no ar por sua própria escolha. (O outro é, obviamente, quando você se encontra no ar pela escolha de outro)

No entanto, o bit específico sobre ações Bonus se aplica aqui. Como ainda é o mesmo turno do jogador, ele não poderia lançar Feather Fall se ele conjurasse Dimension Door como uma ação bônus . Mas ele deveria ser capaz de fazer isso, se ele tivesse usado a Dimension Door como uma ação normal.

Por outro exemplo; enquanto é bobo usar Mísseis Mágicos no rosto e depois Proteger a si mesmo, é perfeitamente válido para o Míssil Mágico outra pessoa e depois Proteger-se quando você perceber que o alvo pretendido tem alguma forma de Reflexo de Feitiço.

Desde que você consiga conjurar mágicas, você pode conjurar essas mágicas como Reações no seu turno, mesmo que o gatilho original do seu feitiço Reação seja algo que você fez a si mesmo.

    
por 16.05.2018 / 23:39
fonte
17

Ele deveria ter sido capaz de lançar queda de penas.

Depois do meu post original eu li isso e mudei de ideia com a minha resposta. ( Esta é a minha resposta original. )

De acordo com o PHB:

Reactions Some spells can be cast as reactions. These spells take a fraction of a second to bring about and are cast in response to some event. If a spell can be cast as a reaction, the spell description tells you exactly when you can do so.

Usando as regras gerais específicas vs esta é uma regra específica que rege mágicas com um tempo de lançamento de 1 reação. Depois que ele lançou a porta da dimensão, o gatilho de sua reação foi encontrado e ele deveria ter sido autorizado a lançar queda de penas.

    
por 17.05.2018 / 00:19
fonte
8

Resposta curta: SIM, você pode reagir ao seu próprio feitiço.

  • Ele deveria ter sido capaz de conjurar os dois feitiços. Veja o esclarecimento abaixo.

ou

  • A sequência inteira deveria ter sido decidida e ele deveria ter começado de novo.

Existem inúmeros problemas aqui.

O maior problema neste cenário é a relação entre você e o jogador. Eu sei que você abordou isso, mas isso não significa que não seja o problema principal.

Reações e magias de reação são permitidas no seu turno. Existem regras explícitas permitindo que um mago lance uma bola de fogo que é então contra-atacada e use sua reação para contra-atacar a original counterspell. Então, por RAW (e esclarecido por regras) você deve ser capaz de se proteger de seu próprio míssil mágico . No entanto, nesta questão, Feather Fall é uma reação à queda, não à Dimension Door . A pergunta no título não corresponde ao problema que você descreveu.

Você disse que "Para aqueles curiosos que o Quicken Spell desempenha um papel, literalmente sim e não. Ele perguntou se usá-lo mudaria minha resposta (não o fez)." em>

  1. Se o jogador joga a porta da dimensão com sua ação, por RAW eles podem usar sua reação para conjurar Feather Fall.
  2. Se o jogador lançar uma porta de dimensão acelerada com sua ação, por RAW, ela só poderá lançar cantrips pelo resto de seu turno (incluindo antes da porta de dimensão). Nesse caso, você não poderia conjurar Feather Fall (uma não cantrip) como uma reação no mesmo turno.

Por RAW você está errado, já que sem a magia acelerada (# 1) a regra de mágica de ação de bônus não entra em jogo, enquanto que com ela (# 2) a regra se aplica e estraga a diversão.

A regra de feitiço de ação de bônus é muito falha. Eu considero uma das piores regras em 5e porque não faz sentido quando você considera todos os cenários em que você pode lançar vários não-cantrips vs. os cenários em que a regra entra em cena. Eu provavelmente estarei reescrevendo essa regra especificamente para a minha próxima tabela. (Claramente este parágrafo é minha opinião, mas está no tópico para as circunstâncias desta questão.)

Como existe alguma confusão em algumas das outras respostas e comentários, deixe-me ser muito claro. A regra de mágica de ação de bônus apenas limita o lançamento de feitiços se uma mágica foi conjurada como uma ação de bônus. Não tem relação alguma com conjurar 2 mágicas com 2 ações ou com ação & reação.

Para um jogador e DM com um bom relacionamento, tal decisão deve ser esclarecida antes de resolver o turno. Se o personagem diz que quer conjurar uma magia de tal maneira e então conjurar outra magia, ela deve ser julgada e autorizada a reconsiderar (desde que nenhuma outra criatura tenha agido devido à primeira mágica).

Finalmente, você pode estar mantendo um RAW estrito (possivelmente devido ao seu adversário), mas você decidiu completamente contra o Rules as Fun. Ele queimou 2 slots para cometer suicídio. Isso não é um jogo divertido.

    
por 17.05.2018 / 16:04
fonte
4

Ele provavelmente morreria.

Você está correto. De acordo com o PHB

You can’t cast another spell during the same turn, except for a cantrip with a casting time of 1 action.

Queda de penas é uma magia de nível 1 e tem um tempo de lançamento de 1 reação, então ele não teria sido capaz de conjurar no seu turno.

Então, a próxima coisa a determinar seria se ele teria tempo para lançá-lo antes que ele acertasse o barco?

Por XGtE:

When you fall from a great height you instantly descend up to 500 feet. If you're still falling on your next turn you descend up to 500 feet at the end of that turn. This process continues until the fall ends.

Por esta regra, ele teria atingido o barco no seu turno e nunca teria tido a oportunidade de usar uma reação na vez de ninguém.

Deve-se notar que é uma regra opcional.

    
por 16.05.2018 / 23:55
fonte